Pela preservação do Parque CEMUCAM - mais uma vez!

 

Manifesto da Comunidade da Região Metropolitana Oeste de São Paulo Em abril de 2023

Exmo. Sr. Ricardo Nunes, Prefeito do Município, de São Paulo

Nós da Associação Amigos do Parque CEMUCAM bem como todos os Movimentos e Coletivos, abaixo relacionado e assinados, ligados ao Meio Ambiente da região, vimos com grande preocupação a possível transferência do Parque Municipal CEMUCAM para a Prefeitura Municipal de Cotia. Após a visita no último dia 18 de fevereiro do Prefeito Ricardo Nunes ao Parque junto com o Prefeito de Cotia Rogerio Franco.

Acreditamos que tanto o Parque Municipal CEMUCAM bem como o Viveiro Harry Blossfeld são patrimônios de valor inestimável para a cidade de São Paulo e como tal devem ser preservados pela Administração Pública de São Paulo.

Em área contígua ao Parque existe o Viveiro Harry Blossfeld, com área de 665.000 m² - sendo que, juntos o Viveiro e o  Parque possuem a área total de 1.165.000 m² - remanescentes da Mata Atlântica

O Parque CEMUCAM e o Viveiro são indissociáveis por garantir condições biológicas favoráveis para produção e fornecimento de mudas de árvores de grande porte para toda a cidade de São Paulo em caráter de exclusividade, pois nenhum outro viveiro municipal tem capacidade para isso.

O Parque CEMUCAM tem também grande importância como corredor ecológico em nossa região pois juntamente com outros parques realiza a função de corredor para passagem e movimentação dos animais silvestres até a Reserva Florestal do Morro Grande.

A maioria dos frequentadores do Parque CEMUCAM são da cidade de São Paulo, do bairro Butantã, mas o parque também recebe pessoas da cidade de Cotia e de váriasoutras e,não só da Região Oeste.

Salientamos que em 2013 quando o Prefeitura Municipal de Cotia solicitou a doação do Parque Municipal CEMUCAM, a comunidade e os frequentadores do parque se uniram num grande esforço e conseguiram manter esses dois patrimônios juntos e sob a administração de São Paulo.

Lamentavelmente a Prefeitura Municipal de Cotia não está apta a administrar o Parque conforme documentos e links que anexamos ao presente para embasar nossa opinião.

 Assinam este manifesto as seguinte Associações: 

Associação Amigos do Parque CEMUCAM              

Conselho Gestor do  Parque Municipal CEMUCAM                                                                          

Grupo Gestor do TRansition Granja Viana                                                          

Associação Projeto Ancora 

Grupo Gestor Coletivo Ambientalista do Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo

Grupo Gestor Coletivo PanVerde                                       

Preservar Ambiental

 

Comentários

  1. Muito bom e necessário o manifesto. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Importante a participação de todos na questão ambiental. Eu pessoalmente, fiz trabalhos de preservação ao meio ambiente, com varios pactos e tratados. Fico a disposição.

    ResponderExcluir
  3. Em vez de passarem o parque pra Cotia, deveriam realmente trata-lo com a importancia que ele tem como area ambiental e produtora de mudas pra São Paulo. Acho que vcs devem abrir o manifesto pra assinaturas de outras entidades e encaminhar diretamente pro Ricardo Nunes.

    ResponderExcluir
  4. Discordo que a maioria dos frequentadores são do Butantã. É um parque visitado por moradores de Cotia na sua maioria, Carapicuiba, Osasco e região . E realmente tem que ser preservado e valorizado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O assunto está na Mídia

Espaço Cidadão